apoio cultural poderá ser realizado por entidades de direito privado e de direito público.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

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quinta-feira, 18 de março de 2010

Renovação parcial do Conselho da EBC pode ampliar a participação real da sociedade

14/03/2010 |

Candice Cresqui FNDC


Formado por personalidades, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não ocupa no organograma da entidade a relevância que deveria, e muitos dos seus componentes não têm a representatividade necessária. Para o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) a consulta publica, chamada pela empresa em 1º de março, para a escolha de três novos membros, abre a oportunidade de mudar esse formato e transformar o Conselho em um instrumento real de participação da sociedade para o aperfeiçoamento da EBC.

Prevista na Medida Provisória 398/2007, posteriormente transformada na Lei 11652/2008, que instituiu a empresa, a consulta pública representa a possibilidade de uma alteração estrutural do Conselho , passando a ter representações mais universais e orgânicas. "A possível entrada de pessoas efetivamente ligadas à escola da comunicação no Brasil, a grupos e interesses nesse campo me parece positiva e mais eficiente", ressalta o Celso Schröder , Coordenador Geral do FNDC.


Mais democracia


Na visão de José Luiz do Nascimento Sóter, Coordenador Geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço ) e um dos coordenadores executivos do Fórum , com esse processo o Conselho "pode caminhar para ser de fato representativo, com a participação real da sociedade". A opinião dos dirigentes vai ao encontro das expectativas do próprio Conselho, conforme afirma a presidente do órgão, Ima Vieira. "As conferências de comunicação e de cultura mostraram que temos um leque amplo de entidades que tem alguma interface com o tema da comunicação pública", opina.

A EBC foi inspirada nos debates feitos pelos movimentos por uma comunicação mais democrática que defendem a criação de veículos submetidos a uma gestão compartilhada por entidades da sociedade, ou por estas em conjunto com o Estado. Entretanto, a estrutura adotada pela entidade e os encaminhamentos finais da sua implantação desconsideraram a contribuição desses movimentos e da sociedade civil (leia matéria). O Conselho , tal como foi assentado, não configura a ideia de controle público pleiteada pelo FNDC.


Mudar as normas


O Conselho Curador é formado por 22 membros (veja a composição). Destes, quatro são ministros de Estado, um representa o Senado Federal e outro a Câmara dos Deputados, um é representante dos funcionários da empresa, cujo mandato é de dois anos, e quinze são da sociedade civil. Destes, oito possuem mandato de dois anos e sete de quatro. As vagas em aberto são de três conselhos cujos mandatos são de dois anos. Os cinco conselheiros restantes tiveram seus mandatos reconduzidos automaticamente no início de fevereiro (confira).

A consulta pública vai até o dia 09 de abril. Podem participar entidades da " sociedade civil como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, voltadas, ainda que parcialmente, à promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos ou da democracia; à educação ou à pesquisa; à promoção da cultura ou das artes; à defesa do patrimônio histórico ou artístico; à defesa, preservação ou conservação do meio ambiente; à representação sindical; classista e profissional", informa a EBC. As instituições interessadas em contribuir devem encaminhar sugestões de nomes, que não precisam estar vinculados a elas, conforme prevê o Edital. Os indicados serão avaliados pelo Conselho que encaminhará uma lista tríplice para cada vaga ao Presidente da República, a quem caberá a escolha final.

Ampliar o diálogo

De acordo com Ima Vieira, contudo, esse modelo pode ser alterado nas próximas consultas. "Há abertura para que o método seja aperfeiçoado. O importante é que possamos manter a representação da sociedade civil na gestão da EBC, por meio do Conselho Curador e criar diversos canais de diálogo com a sociedade" , acentua.

Embora considere positiva a consulta pública, Sóter discorda da metodologia adotada para escolha dos novos integrantes. Segundo ele, aqueles que receberem um maior número de indicações deveriam automaticamente assumir as vagas, sem a aprovação de instâncias superiores. O Conselho Curador, segundo Sóter, se assemelha estruturalmente aos conselhos existentes nas emissoras comunitárias, no que tange às discussões sobre a programação, perfazendo os conteúdos da TV e do rádio. "Acho até que o Conselho Curador deveria se chamado de Conselho Comunitário", sugere.


Dimensão pública


Ainda longe de ter a estrutura e os recursos necessários para alcançar a radiodifusão pública que o País precisa, a EBC começa a mudar o cenário da comunicação no Brasil. Ela inaugura uma nova forma de relação com a sociedade e um novo conteúdo que poderá consolidar uma identidade brasileira marcada por valores populares e democráticos.

A TV pública tem condições de enfrentar a concentração e a hegemonização da TV comercial no país, chamada por Schröder, de "hipertrofia comercial", estabelecida a partir de um modelo que nunca teve contraponto nem qualquer tipo de regulamentação e de regulação efetivas. " O Conselho Curador deve ser agente nessa transformação e apoiar-se nas resoluções das conferências de Comunicação e Cultura ", reforça o jornalista.

A maior prova de sucesso da EBC são os constantes ataques da mídia comercial que identifica na TV pública uma ameaça ao seu modelo de negócio. " A comunicação comercial brasileira não tem contido em si a dimensão pública que deveria e qualquer veículo com essa característica se torna uma ameaça", analisa o Schröder. Com seu caráter renovador, a TV Pública pode, no entanto, beneficiar a radiodifusão comercial através da experimentação de linguagens, já que não está atrelada às imposições de um produto meramente mercadológico.

Nesses pouco mais de dois anos de existência " a TV Brasil foi se adequando à responsabilidade de fazer uma comunicação diferenciada", assinala Sóter. O dirigente destaca como exemplo dessa diferença o incentivo da emissora às produções independentes e locais, antes distantes da distribuição nacional e do grande público. "Prática que deve ser constantemente estimulada. Hoje ela está caminhando nesse rumo, retratando as diversas culturas brasileiras, colocando nossos variados sotaques na grade de programação", ressalta.


http://fndc. org.br/internas. php?p=noticias&cont_key=506128

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Maninho, Abraço RJ e nossa marca registrada.
www.abracorj.blogspot.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Plano de banda larga terá maior alcance se for lançado logo, diz Santanna.

Por Lúcia Berbert do portal
Tele.Síntese em 08 de março de 2010

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, disse hoje que ainda há tempo hábil para implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) neste ano. Mas admite que a maior ou menor penetração do serviço dependerá da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o desenho do plano.

Depois da decisão, que poderá ocorrer em abril, será necessário lançar editais para construção do backbone e do backhaul, ações que podem ser retardadas por meio de impugnações, conforme já especulam no mercado. "Aí é contar com o imponderável, por isso cada dia que passa fica mais difícil imaginar o que ainda poderá ser feito por este governo", disse Santanna.

Apesar disso, o secretário da SLTI acredita que  haverá tempo para levar o acesso à internet por meio da rede pública para 200 a 300 cidades nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, o que atingiria quase metade da população brasileira. Sobre a questão da última milha (levar o acesso ao consumidor), ele disse que depende da decisão do presidente da República, mas acredita na parceria com pequenos provedores para solucionar a questão.

Na última reunião técnica sobre o PNBL, realizada na semana passada, foi solicitada ao BNDES a apresentação da s formas de financiamento para essas pequenas empresas e para fabricantes de equipamentos. As sugestões ficaram de ser apresentadas ainda este mês.

Em relação à reativação da Telebrás para gerir a rede pública de banda larga, Santanna disse que ainda não há uma confirmação, embora o presidente Lula já tenha se manifestado favoravelmente a isso. Ele ressaltou que não há, dentro do governo, nenhuma posição formal contrária a que isso aconteça.

A reunião com o presidente Lula para definição do plano está marcada para o início de abril. O lançamento ocorrerá após esse encontro. A rede pública de banda larga será compostas com fibras ópticas das companhias elétricas e de empresas estatais, como da Petrobras.
 

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Irrma Passoni: Emissoras comerciais perdem audiência para rádios comunitárias

A ex-deputada Irma Passoni declarou ao OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA que se sente reconfortada ao ver que há reação à campanha movida por emissoras de rádio contra o que chamam de "pirataria". - Essas emissoras fazem propaganda inconstitucional, discriminatória, quando se vangloriam de usar em sua programação "linguagem do Sul", por oposição a falas de outras regiões do país. Elas já têm seu espaço, conquistadosabe-se lá como, e usam-no para criticar as rádios comunitárias, que apresentam como piratas mesmo quando sabem que não o são - disse.
Em relação aos argumentos usados, indignou-se: "Dizem que atrapalham os aviões e a polícia, que não deixam chamar a ambulância. Ora, o que atrapalha a operação dos aeroportos é a existência de rádios sem regulamentação. Mas não querem regulamentar. Quanto à polícia, não tem mais faixa exclusiva,usa qualquer faixa. Não existe mais esse problema de interferência."
A conclusão recaiu em motivações menos nobres do que o desejo de proteger o bom funcionamento dos mais relevantes serviços públicos: - Estão dizendo tudo isso para não dizer a verdade. A verdade é que não querem as rádios comunitárias, principalmente no interior do país, onde as emissoras comerciais limitam-se a retransmitir o que já vem pronto das redes,
não têm programação própria e estão perdendo audiência para as rádios comunitárias, que fazem programas locais com a linguagem própria de cada região. A Abert, no início, manifestou-se a favor das rádios comunitárias. Por escrito. Quando viu o avanço das comunitárias, mudou de posição.

Os piratas, quem diria...

Pirataria, há. Mas é de natureza mais complexa do que se imagina. Tecnicamente, "rádio pirata" é toda aquela que, sem registro junto ao governo, opera com mais de 50 watts de potência. Até essa potência, as rádios não são regulamentadas, a atividade radiofônica é livre e, portanto, não há pirataria. "Tem gente abusando", disse Irma Passoni. "Conheço o caso de uma rádio de 500watts de potência, funcionando sem autorização, que vendia 15 horas de programação para 15 pastores de uma denominação evangélica, a R$ 1.000,00 a hora. São R$ 15.000,00 mensais. Isto explica o interesse econômico por trás da atividade irregular. Há milhares de casos assim, emissoras de 300 watts, de 1.000 watts."
A ex-deputada explicou que fiscalizar é fácil e é difícil. É fácil porque é possível rastrear a localização da emissora, e tanto mais quanto maior é sua potência. Mas é difícil porque muitas emissoras piratas pertencem a  policiais federais e estaduais. Irma Passoni apontou o Ministério das Comunicações como responsável pela proliferação de emissoras irregulares. Queixou-se, mais especificamente, de integrantes de sua área jurídica que não concordaram com a outorga às delegacias locais da capacidade de fazer concessões e provocaram, por isso, o protelamento do projeto de lei regulamentando as rádios comunitárias. Ela mesma foi a autora do projeto, quando estava no Ministério, chamada, por sinal, para fazer isso mesmo. "Ficou pronta em dezembro de 95. Rolou o ano inteiro de 96 e não saiu", lamentou-se. Quem saiu foi ela. Sua proposta estabelecia o limite de 50 watts para as rádios comunitárias, definia claramente sua amplitude e quem poderia requerer a concessão. O setor jurídico baixou o limite para 10 watts. Na época, Irma declarou: ''Nas grandes cidades, a emissora só será sintonizada no raio de um quarteirão, o que dificulta até o trabalho da fiscalização do Ministério.'' Irma Passoni, hoje presidente do Instituto Internacional de Integração de Sistemas, sediado em Campinas, exerceu três mandatos federais e um estadual, em São Paulo, pelo PT. Durante um ano, presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Telecomunicações e Informática da Câmara dos Deputados. Foi relatora da CPI mista que, durante dois anos e meio, investigou as causas e dimensões do atraso tecnológico do Brasil. Teve atuação destacada na discussão da lei que regula a televisão a cabo.
Entre março de 95 e maio de 96, foi assessora especial do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, com a tarefa de propor uma nova legislação que tornasse mais rigorosos os critérios de concessão de canais de rádio e televisão. Ao tomar posse, Motta criticara com toda clareza os métodos adotados na década de 80 para a distribuição de concessões e defendera o
"controle social dos meios de comunicação". O senador Antônio Carlos Magalhães, que, como ministro das Comunicações de José Sarney, regeu várias festanças de distribuição de concessões, retrucou pesadamente, mas o presidente da República sustentou a posição de Sérgio Motta, reiterando a crítica ao uso político das concessões. Irma Passoni tem uma visão
extremamente crítica do meio radiofônico brasileiro. - As emissoras de rádio quase nunca não promotoras da real cultura. A ética jornalística não se reflete na radiodifusão. Sem qualquer isenção,
transmitem-se opiniões juntamente com as informações. Raramente se deixa o ouvinte fazer seu próprio juízo de valor. De forma geral, o jornalismo é muito ruim, porque não visa à informação qualificada - argumentou, sem perder o fôlego. Fez apenas uma ou outra ressalva: "A CBN tem programas bons, em que se buscam várias opiniões. Há jornalistas que não fazem julgamento de
valor."

Corrupção

A ex-deputada não se surpreendeu com a revelação do esquema de venda de concessões de rádio no Ministério das Comunicações. - Desde 1962, quando foi promulgado o Código Nacional de Telecomunicações, as regras de concessão são secretas, decididas no submundo do Ministério (que era então o Conselho Nacional de Telecomunicações, Contel). Só para a televisão a cabo, agora, estabeleceram-se regras claras e públicas. O resto é mesmo na base do acerto. Sempre foi. O diagnóstico retornou ao ponto de partida, de sua partida: "O Ministério das Comunicações não se profissionalizou, sequer se informatizou. Há um poder informal instalado há décadas. Cada área da engrenagem tem dono. O ministro ou pessoas de sua confiança dificilmente conseguem controlar. Quando eu estava lá, propus que as concessões fossem atribuídas por uma comissão ampla, representativa da sociedade, que poderia, assim, impor regras. Não consegui.
Aliás, foi por isso que eu saí."

(Entrevista concedida a Mauro Malin.)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conheça o resultado da Conferência Nacional de Comunicação .

Ministério das Comunicações, Brasília 2009

 

Propostadas que fortalece as Rádios Comunitárias
 

  PROPOSTAS APROVADAS POR CONSENSO  E NA PLENÁRIA FINAL

PROPOSTAS APROVADAS  

***** Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [860]

Categoria: PL

Código da Proposta: 322

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Incentivar a indústria do cinema com financiamento para produção de cinema comunitárias.

 

Categoria:

PL

***** Código da Proposta:

788

Eixo Temático:

Meios de Distribuição

Tema:

rádios e TVs comunitárias

Assunto (Palavras-Chave):

APROVADA COM NOVA REDAÇÃO

Grupo:

5

Proposta:

Fim da criminalização das rádios comunitárias sem outorgas. Anistia dos processados e condenados e criação de mecanismo para reparação das emissoras penalizadas.

 

Categoria:

PL

**** Código da Proposta:

820

***** Eixo Temático:

Meios de Distribuição

Tema:

rádio

Assunto (Palavras-Chave):

APROVADA

Grupo:

5

Proposta:

Estimular a criação de redes locais e regionais de rádios públicas, estatais e comunitárias.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 549

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: conteúdo nacional Assunto(Palavras-Chave): CONSENSO Grupo: 4 Proposta: Que os órgãos públicos e autarquias divulguem a sua propaganda oficial nos meios de comunicação locais, municipais e regionais.

 

 ***** Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [868]

Categoria: PL

Código da Proposta: 327

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Incentivar a implementação dos pontos de mídia livre e independente, através da criação de centrais públicas de produção e formação em comunicação, com disponibilização de equipamentos para interessados em construir seus próprios produtos e criação de editais regulares para incentivar o financiamento de iniciativas de Comunicação comunitária e independente, com a possibilidade de participação de pessoas físicas e coletivos informais.

 

****  Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [906]

8

Categoria: PL

Código da Proposta: 331

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Incentivar a produção das rádios e TV's comunitárias, devidamente regulares, da mídia

Impressa, dos pontos de mídia livre e dos pontos de cultura por parte de estudantes e a

comunidade em Geral.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [912]

Categoria: PL

Código da Proposta: 369

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Todas as instituições financiadas com verba pública devem ser responsáveis pela criação e manutenção dos pontos de cultura e telecentros nas periferias da região em que atuam, com vistas a consolidar o conceito de comunicação como direito fundamental.

 

Propostas Associadas:

 ***** Código da Proposta :

BR [939]

Categoria: PL

Código da Proposta: 384

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Incentivo à produção de programas locais que respeitem as características regionais.

 

****  Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [1019]

Categoria: PL

Código da Proposta: 390

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Formular diretizes para o desenvolvimento industrial e tecnológico que repercutam na

formação de recursos humanos para a produção de cinema, televisão comunitária, rádio, radiodifusão comunitária, vídeo e multimídia. Além disso, implantar um programa de

valorização da mídia impressa, em suas várias dimensões.

 

***** Código da Proposta :

BR [1023]

Categoria: PL

Código da Proposta: 391

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Fomento à criação e disponibilização de redes e bases de dados geridas colaborativamente para as redes de comunicação e cultura.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [4848]

Categoria: PL

Código da Proposta: 396

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Estabelecer programas de incentivo à participação de crianças e adolescentes nos processos de produção dos conteúdos midiáticos a eles direcionados, respeitados os termos da lei.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [5123]

12

Categoria: PL

Código da Proposta: 400

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: fiscalização Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

***** Cumprimento do limite diário de 25% destinados à publicidade, de acordo com a lei vigente.

 

Propostas Associadas:

***** Código da Proposta :

BR [833]

Categoria: PL

Código da Proposta: 403

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: fiscalização Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Fazer aplicar punição prevista em lei e Acordos Internacionais para combater os abusos

ocorridos em todos os formatos de mídia.

 

**** Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [4593]

Categoria: PL

Código da Proposta: 549

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: conteúdo nacional Assunto(Palavras-Chave): CONSENSO Grupo: 4 Proposta:

Que os órgãos públicos e autarquias divulguem a sua propaganda oficial nos meios de comunicação locais, municipais e regionais.

 

Categoria:

PL

***** Código da Proposta:

751

Eixo Temático:

Meios de Distribuição

Tema:

rádios e TVs comunitárias

Assunto(Palavras-Chave):

APROVADA POR MAIORIA SIMPLES

Grupo:

5

Proposta:

Revogação imediata, pela ANATEL, da Norma 13/07-VER-97 que proíbe as TVs comunitárias de veicularem mídias institucionais.

 

***** Código da Proposta: 106

Eixo Temático: Meios de Distribuição

Tema: publicidade

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 7

Proposta:

Ampliação dos critérios para destinação de verbas de publicidade governamental nos níveis

federal, estadual e municipal, de maneira a democratizar a aplicação do dinheiro público no setor, inclusive da comunicação livre, alternativa e comunitária, visando à segmentação, pluralidade e regionalização, gerando um marco regulatório oficial e legal.

 

 

Categoria:

PL

***** Código da Proposta:

822

Eixo Temático:

Meios de Distribuição

Tema:

rádios e TVs comunitárias

***** Assunto (Palavras-Chave):

APROVADA

Grupo:

5

                                             Direito de antena

 

Que a legislação de rádios comunitárias leve em consideração que nas áreas e localidades isoladas, em função das características da comunidade, das condições técnicas do local e de outras especificidades da região tais como a topografia, a densidade populacional, entre outros, poder-se-á designar aumento de potência das emissoras autorizadas.

 

GT 10

 

Categoria: PL

***** Código da Proposta: 35

Eixo Temático: Meios de Distribuição Tema: sistemas público, privado e estatal Assunto(Palavras-Chave): CONSENSO PL Grupo: 9 Proposta:

Que as concessões para a radiodifusão, a partir de 2010, sejam concedidas proporcionalmente, de acordo com o princípio constitucional da complementaridade entre sistemas privados, público e estatal.

 

GT 11

 

Categoria: PL

***** Código da Proposta: 379

Eixo Temático: Cidadania: Direitos e Deveres

Tema: democratização da comunicação

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 11

Proposta:

Estabelecer uma política de fomento aos meios públicos e comunitários, com espaço para essas emissoras no espectro analógico e digital, garantindo a eles instrumentos de gestão democrática e mecanismos que viabilizem sua sustentabilidade, com a construção de um fundo público para seu financiamento.

  

GT11

 

***** Categoria: PL

Código da Proposta: 447

Eixo Temático: Cidadania: Direitos e Deveres

Tema: participação social na comunicação

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 11

Proposta: Institucionalização das conferências nacionais de comunicação.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 695

Eixo Temático: Cidadania: Direitos e Deveres Tema: educação para a mídia Assunto(Palavras-Chave): CONSENSO PL Grupo: 12

Proposta:

Criar um Fundo Nacional e estimular a criação de um fundo estadual de comunicação que destine cota de recursos para a formação de comunicadores populares em favelas e periferias de cidades e em

 

 

comunidades tradicionais, como quilombolas, caiçaras, ribeirinhas e indígenas, de modo a garantir a autonomia comunicativa desses segmentos sociais.

 

GT 03

 

Categoria: PL

******Código da Proposta: 138

Eixo Temático: Produção de Conteúdo

Tema: financiamento

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 3 Proposta:

Criar e fortalecer fundos públicos e estatais em níveis federal, estadual e municipal para fomentar a produção pública, independente, comunitário e de conteúdo jornalístico profissional independente. Este fundo deve contemplar a regionalização do conteúdo, respeitando a pluralidade e a diversidade cultural do povo brasileiro.

 

Categoria: PL

***** Código da Proposta: 143

Eixo Temático: Produção de Conteúdo

Tema: financiamento

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 3

Proposta:

Garantir recursos públicos para produção em formatos adequados à acessibilidade, incluindo veiculação de campanhas públicas em rádios e TVs comunitárias e comerciais.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 157

Eixo Temático: Produção de Conteúdo

Tema: financiamento

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 3

Proposta:  Financiamento público para incentivo à produção de programas de conteúdo sindical voltados às questões dos trabalhadores e dos movimentos sociais.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 201

Eixo Temático: Produção de Conteúdo

Tema: tributação

Assunto(Palavras-Chave): CONSENSOPL

Grupo: 3

Proposta: Propõe-se a criação de novo marco regulatório para a questão do direito autoral que preveja, dentre outros, que a utilização de obras autorais protegidas seja remunerada conforme sua efetiva utilização, vedando-se a cobrança referente ao ECAD, ABEM e ABER por meio do percentual sobre o faturamento das utilizadoras, e que preveja que as rádios comunitárias tenham isenção total das taxas pagas a estas entidades, favorecendo a regionalização da cultura nacional.

 

GT02

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 331

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Incentivar a produção das rádios e TV's comunitárias, devidamente regulares, da mídia Impressa, dos pontos de mídia livre e dos pontos de cultura por parte de estudantes e a comunidade em Geral.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 400

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: fiscalização Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Cumprimento do limite diário de 25% destinados à publicidade, de acordo com a lei vigente.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 403

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: fiscalização Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Fazer aplicar punição prevista em lei e Acordos Internacionais para combater os abusos ocorridos em todos os formatos de mídia.

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 546

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: conteúdo nacional Assunto(Palavras-Chave): CONSENSO Grupo: 4 Proposta:

Criar rádios e jornais públicos, com a programação definida por conselho popular, com controle de temas e artigos

 

Categoria: PL

****** Código da Proposta: 704

Eixo Temático: Cidadania: Direitos e Deveres Tema: educação para a mídia Assunto(Palavras-Chave): CONSENSO PL Grupo: 12 Proposta:

Nos conselhos de comunicação, investir na capacitação dos conselheiros e da sociedade civil acerca da real função e interesse social dos veículos de comunicação, de forma a contribuir com a análise crítica dos conteúdos da mídia.

 

Categoria: PL

Código da Proposta: 220

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2

Proposta:  Implementação por parte dos estados e do Governo Federal (Ministério das Comunicações) de  uma política de apoio a programas e projetos de formação, produção, difusão e distribuição em comunicação e direitos humanos desenvolvidos por organizações não-governamentais e movimentos sociais de direitos humanos.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [696]

Categoria: PL Código da Proposta: 247

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2

Proposta: Implementação um edital anual pelo Ministério das Comunicações (em parceria com outros ministérios, secretarias e coordenadorias) de premiação a iniciativas no campo da comunicação e dos direitos humanos.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [727]

4

Categoria: PL

Código da Proposta: 272

Eixo Temático: Produção de Conteúdo

Tema: incentivos

Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL

Grupo: 2

Proposta:

Incentivo à produção cultural nas escolas em todos os ciclos.

 

 Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [743]

Categoria: PL

Código da Proposta: 273

Eixo Temático: Produção de Conteúdo

Tema: incentivos

Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL

Grupo: 2

Proposta:

Fortalecimento dos meios de produção público-estatal.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [747]

Categoria: PL

Código da Proposta: 291

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Incentivo ao desenvolvimento de tecnologias nacionais de comunicação.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [776]

5

Categoria: PL

Código da Proposta: 295

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Arquivamento e distribuição de conteúdos gerados por financiamentos públicos (ex. TVs e rádios públicas, vídeo e voz na Internet, etc.) através de uma rede de instituições que mantenha a herança cultural do audiovisual digital brasileiro.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [801]

Categoria: PL

Código da Proposta: 298

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Estudar a criação de fundos e editais para uma política pública de comunicação de estímulo à produção e circulação de projetos de comunicação independentes, livres, alternativos ou comunitários, em qualquer mídia ou suporte, de interesse público e finalidade social e cultural.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [841]

6

Categoria: PL

Código da Proposta: 304

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Criar projetos de incentivo aos artistas locais e comunidades em geral para produzir eventos que dêem visibilidade a todas as formas de manifestações artísticas e culturais, garantindo - via edital - que parte do incentivo seja para ampla divulgação e cobertura nos meios de comunicação privados. Estimular os veículos públicos e estatais a garantir a divulgação dos projetos e cobertura desses eventos.

 

Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [847]

Categoria: PL

Código da Proposta: 315

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Promover o funcionamento de programas educativos voltados para alunos dos ensinos

fundamental e médio em horários compatíveis com o público-alvo.

 

 Propostas Associadas:

Código da Proposta :

BR [855]

7

Categoria: PL

Código da Proposta: 318

Eixo Temático: Produção de Conteúdo Tema: incentivos Assunto(Palavras-Chave): Consenso PL Grupo: 2 Proposta:

Políticas de formação para o midialivrismo e do midialivrista em espaços formais e informais de educação, com a participação e apoio dos Setores de Extensão das universidades públicas

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